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Sabemos que as crianças são seres naturalmente criativos, curiosos e sempre em busca de novas descobertas. Essa sua capacidade de explorar e inventar novas formas de brincar é o principal fator de seu desenvolvimento.
Se direcionarmos e incentivarmos as crianças a explorarem o mundo ao seu redor com práticas lúdicas e educativas elas são capazes de desenvolver habilidades sociais, cognitivas e motoras de maneira natural.
Para que o aprendizado natural ocorra é necessário que tenhamos um ambiente preparado para diversos tipos de brincadeiras, as crianças constroem sua própria inteligência, os adultos devem guiar e incentivar proporcionando atividades e contextos.
É necessário que haja um incentivo correto e com propósito nas atividades e dinâmicas apresentadas para a criança, toda a estrutura das brincadeiras e ambientes devem ser pensado como uma unidade de aprendizado.
O adulto nesse contexto deve ser um direcionador e incentivador das atividades durante o processo de aprendizado das crianças, seu papel é importante na metodologia pois é ele quem define os limites e regras do ambiente.
O foco é direcionar as brincadeiras para um desenvolvimento das crianças, não é apenas deixar que elas façam o que quiserem, é necessário que haja um propósito e um objetivo claro para cada atividade. Esse planejamento faz com que a brincadeira seja educativa e não apenas uma bagunça.
A metodologia e dinâmicas corretas aplicadas de maneira intencional e planejada são capazes de desenvolver habilidades e competências nas crianças.